expoart
opções >> 
Nova mensagem >> 
Responder mensagem >> 
Voltar para o fórum >> 
Atenção: o fórum é um espaço para comentários e idéias. À Equipe Expoart, se reserva o direito de excluir mensagens que contenham propagandas, ainda que nas assinaturas, conteúdo ofensivo ou que não se adeque ao contexto do site.
fórum >> 
Assunto: arte baiana contemporânea defasada
Autor: Vitor Borges
Data: 23/12/2007 14:42
A arte baiana sempre sofreu com acusações de defasagem em relação à arte realizada principalmente no sudeste brasileiro. Desde os primórdios da arte moderna baiana que surgiu duas décadas depois da semana de 22 em São Paulo, que nós baianos somos considerados defasados e distantes da arte paulista ou carioca. Em outras épocas essa afirmação foi bastante plausível, como nas primeiras décadas do século XX, mas hoje, com a velocidade da informação e a evolução dos meios de comunicação fica difícil aceitar tal verdade. Os artistas baianos das décadas de quarenta e cinqüenta sofreram acusações de estarem criando uma modernidade tardia, justificada até certo ponto pela dificuldade e mansidão com que as informações circulavam, principalmente tratando-se das artes plásticas. Por esse motivo acredito que os artistas de hoje sofrem muito mais com as mesmas acusações, pois não há mais a justificativa da informação lenta, quase paralisada. Os primeiros artistas modernos da Bahia justificavam, através dessa lentidão, a arte “defasada” que faziam, atitude que não pode ser tomada pelos artistas de hoje. A questão é que nós, artistas do agora, temos de buscar razões para essa suposta defasagem, pois os artistas de outras gerações conseguiram superar com muita coragem todo tipo de acusação, além de períodos tortuosos como foi no caso das gerações de sessenta e setenta, que tiveram de enfrentar, além de tudo, a brutalidade da ditadura militar. Como jovens artistas que somos temos de enfrentar nossas dificuldades e driblar os infortúnios, não podemos simplesmente aceitar sem direito a resposta tudo aquilo que dizem que somos, ou que não somos. O que mais me intriga é que não consigo enxergar essa defasagem atribuída, porém, acho importante que as pessoas que nos rotulam de defasados exponham suas idéias e digam para todos o porquê dessa defasagem. Não vamos permitir que nos rotulem sem que antes exponham um sentido para o que está acontecendo, ou seja, é muito fácil afirmar que somos defasados, mas é muito difícil atribuir razões para isso.
responder

atenção >> 

Este Forum foi criado com objetivo da troca de informações entre os usuários e visitantes do site Expoart. Qualquer problema, dúvida ou conduta não apropriada de algum integrante, envie um e-mail para adm@expoart ou preencha o nosso formulário de contato. As mensagens aqui postadas são de autoria e responsabilidade de seus autores. Não nos responsabilizamos por elas ou seu conteúdo.

Equipe Expoart

©2001 Expoart Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.