expoart
opções >> 
Nova mensagem >> 
Responder mensagem >> 
Voltar para o fórum >> 
Atenção: o fórum é um espaço para comentários e idéias. À Equipe Expoart, se reserva o direito de excluir mensagens que contenham propagandas, ainda que nas assinaturas, conteúdo ofensivo ou que não se adeque ao contexto do site.
fórum >> 
Assunto: SALÃO DE ARTE DA BAHIA
Autor: Vitor Borges
Data: 03/12/2007 15:33
Neste mês de dezembro de 2007 será realizado em Salvador, capital baiana, o 14º SALÃO DE ARTE DA BAHIA, um dos mais tradicionais e concorridos salões do país. Este é o primeiro salão da gestão Solange Farkas como regente maior do Museu de Arte Moderna da Bahia, e após alguns anos sobre a direção de Heitor Reis que sofreu fortes críticas em relação ao evento aqui citado, estamos novamente diante de um novo dilema. As críticas apontadas ao antigo diretor surgiram decorrentes da pouca presença de artistas baianos entre os selecionados para a exposição. A mudança de diretoria deu novo ânimo aos artistas da terra, que logo de início, perceberam uma mudança significativa dentro do regulamento. Mais especificamente em relação às premiações que, além dos seis prêmios de 15 mil reais, foram acrescentadas premiações exclusivas de residências fora do país para os artistas baianos. Com tanto estímulo, a quantidade de inscritos foi bastante expressiva, tanto de artistas da terra como de artistas de fora do estado que cobiçam o tão sonhado prêmio de 15 mil reais, além da enorme importância em fazer parte do acervo do Museu de Arte Moderna da Bahia, ou até mesmo de simplesmente participar da exposição. A questão que surgiu com o resultado dos selecionados continua a mesma em relação à diretoria passada, ou seja, novamente poucos artistas baianos foram selecionados. Logicamente que a classe artística do estado ficou bastante revoltada com o acontecimento, e não poderia ser diferente, pois muito confiaram numa possível renovação feita por uma nova direção que, aparentemente não ocorreu, pelo menos se tratando do salão. O que erigiu disso tudo foi uma pergunta que não quer calar:
Os artistas baianos estão fazendo uma arte defasada em relação aos artistas do sudeste brasileiro?
Para muitos a resposta é sim, e se estas pessoas estão certas, temos que repensar a produção de arte feita na Bahia, pois não é admissível um estado ter um dos mais importantes salões de arte do país sem ter artistas para serem contemplados. Muitas pessoas não concordam com essa defasagem, neste caso, se elas estão certas, temos de repensar a política cultural do museu e seus planos em relação ao salão, pois também não é admissível termos artistas qualificados para ficarem de fora de um evento tão importante. Em ambos os casos o sentimento é de revolta, mas convêm que seja uma revolta sadia e inteligente, ou seja, que essa indignação seja a alavanca para uma atitude que deve ser tomada. A resposta para a pergunta feita anteriormente seria um grande avanço, ou melhor, ao invés de respostas, um grande debate sobre essa questão que envolve as artes visuais da Bahia. A importância de uma posição do Museu de Arte Moderna da Bahia através da sua direção seria ponto fundamental para o início de um novo ciclo, pois acreditamos que o nosso museu tem e sempre teve importância fundamental para o desenvolvimento das artes visuais na Bahia.
responder

Assunto: SALÃO DE ARTE DA BAHIA
Autor: ADM ExpoArt
Data: 21/12/2007 04:24
Prezado Vitor,

agradecemos pela participação e opinião construtiva.
Colocamos uma cópia do seu depoimento como comentário do artigo do Salão da Bahia em nosso site.
responder

Assunto: SALÃO DE ARTE DA BAHIA
Autor: Vitor Borges
Data: 23/12/2007 14:13
LI O ARTIGO SOBRE O SALÃO E NÃO VI A CÓPIA DO DEPOIMENTO.
responder

Assunto: SALÃO DE ARTE DA BAHIA
Autor: ADM ExpoArt
Data: 27/12/2007 19:45
Prezado Vitor,

desculpe a demora, acabamos de transferir.
responder

Assunto: SALÃO DE ARTE DA BAHIA
Autor: Vitor Borges
Data: 28/12/2007 15:36
Prezada ADM Export,

não sei com quem falo, mas gostaria de saber o motivo do interesse em postar meu texto como comentário do artigo sobre o Salão da Bahia. Pensei em vários motivos, porém, apenas um me é plausível. O meu objetivo era postar o texto apenas no fórum, mas confesso que gostei de tê-lo como comentário do artigo. A democracia é muito importante e espero que esse site continue nos permitindo expor nossos pensamentos. Todo e qualquer espaço democrático é bem vindo, é uma pena que as pessoas não o utilizam de forma mais constante, afinal, há tantas coisas para serem ditas.
Agradeço a atenção
responder

atenção >> 

Este Forum foi criado com objetivo da troca de informações entre os usuários e visitantes do site Expoart. Qualquer problema, dúvida ou conduta não apropriada de algum integrante, envie um e-mail para adm@expoart ou preencha o nosso formulário de contato. As mensagens aqui postadas são de autoria e responsabilidade de seus autores. Não nos responsabilizamos por elas ou seu conteúdo.

Equipe Expoart

©2001 Expoart Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.