expoart
opções >> 
Nova mensagem >> 
Responder mensagem >> 
Voltar para o fórum >> 
Atenção: o fórum é um espaço para comentários e idéias. À Equipe Expoart, se reserva o direito de excluir mensagens que contenham propagandas, ainda que nas assinaturas, conteúdo ofensivo ou que não se adeque ao contexto do site.
fórum >> 
Assunto: Tecnologia e arte
Autor: Dourado
Data: 06/12/2006 17:05
Viva à tecnologia!

Está bem claro nesse início de século e de milênio que alguns órgãos ou instituições ligados à arte vêm sofrendo pressões para que mudem suas formas ou visões de trabalho. Podemos perceber esse processo até em uma simples mudança num regulamento de um salão, como o do MAM da Bahia que não permite mais que seus funcionários recebam prêmios, o que foi muito interessante do ponto de vista ético.
Antes muito restritas, hoje, devido aos avanços tecnológicos, as discussões sobre arte abrangem um número infinitamente maior de pessoas. Seja em fóruns, em orkuts ou em qualquer outra forma “computadorizada” de comunicação, percebemos que todos envolvidos com arte, desde alunos ou simples simpatizantes que podem opinar e dizer o que pensam. É muito importante que isso ocorra, pois, descentraliza o poder de decisão, sai um pouco do eixo: crítico – curador – marchand - galerista. Podemos perceber que “a base da pirâmide” que é formada sempre pela maioria, pode mudar comportamentos do “topo da pirâmide”, formada sempre pela minoria e, assim como na pirâmide social, a “pirâmide artística” é, ou melhor, ainda é regida por essa minoria que detêm hegemônico poder sobre o restante das classes.
A tecnologia está mudando este cenário, podemos ver que a livre opinião da forma mais democrática possível, é o caminho que vamos seguir daqui pra frente. A liberdade de expressão ainda continua sendo o maior patrimônio de qualquer cidadão. Essa liberdade de falar agora é fortalecida pela possibilidade de ser ouvido, ou melhor, lido. Não é preciso anarquizar pra resolver o problema como muitos pensam, o tempo é sempre quem traz as respostas para os problemas e como estamos falando em tecnologia, a noção de tempo muda, pois, os avanços ultrapassam seus limites. A cada dia que passa novas formas de comunicação surgem ou as que existem são aperfeiçoadas. Existe ainda um outro avanço científico ainda não muito divulgado que é a nanotecnologia. Não sabemos até onde essa nova tecnologia poderá melhorar ou criar novas formas de comunicação. Vamos ficar atentos!

Obrigado.

Procurem por: Arte Contemporânea no youtube.
responder

atenção >> 

Este Forum foi criado com objetivo da troca de informações entre os usuários e visitantes do site Expoart. Qualquer problema, dúvida ou conduta não apropriada de algum integrante, envie um e-mail para adm@expoart ou preencha o nosso formulário de contato. As mensagens aqui postadas são de autoria e responsabilidade de seus autores. Não nos responsabilizamos por elas ou seu conteúdo.

Equipe Expoart

©2001 Expoart Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.