Tel.: (71) 3233-9498

Antonio Borges do Nascimento ou, mais precisamente, Borges, completa 46 anos de história na propaganda baiana, em pleno vigor criativo. Contar cada passo desse artista demandaria muitas páginas e muita paciência. Calma, não pretendemos cansá-lo. No entanto, vale registrar que Borges, com o seu jeito caboclo e sua eterna cara de menino, vem participando com destaque dos principais ciclos de modernização da nossa propaganda, ainda encontrando tempo para exercer a atividade paralela de artista plástico, com exposições em diversos espaços e galerias. Consciente, inquieto e constante aos 66 anos, Borges não pretende parar tão cedo. Sorte da propaganda baiana.

O começo, na década de 1960.

Borges começa fazendo arte profissionalmente em 1963, na Albertoni, empresa de luminosos que atuava em Salvador. Fica lá por três anos, quando se transfere para a Vínculo Propaganda, importante agência baiana que detinha a conta da rede de eletrodomésticos Radiolar.

A logomarca do Insbot: identidade e longevidade.

A década de 1970 foi um período de grande efervescência criativa para Borges. Convidado a integrar a equipe do Estúdio G, primeira hot shop da propaganda baiana, convive com profissionais da envergadura de Guilherme Ramos, Jair Dantas, Vanderlei Mendes e Takashi Kanzaki, com quem realiza trabalhos memoráveis.

Já tendo a experiência como aliada do talento, é chamado para a Publivendas e em seguida para a Argus, duas das maiores agências baianas, à época.

Na Argus, onde permanece até 1973, Borges cria a logomarca e a identidade visual do Insbot (Instituto Baiano de Ortopedia e Traumatologia), um verdadeiro contraponto aos logotipos frágeis e descartáveis que podemos ver às centenas nos dias de hoje.

Simples e sólida, com perfeita relação entre contexto, conteúdo e forma, a logomarca do Insbot permanece inalterada até os dias de hoje, não obstante pequenas interferências meramente cosméticas.

Um desafio à altura do talento: Orientador Gráfico da Bigraf.

Borges volta à Publivendas em 1973 e, em 1974, é convidado a assumir um cargo inédito e desafiador: Orientador Gráfico da Bigraf. Imagine que a Bigraf, naquele exato momento, era a maior gráfica do estado e uma das maiores do Nordeste. Pois é lá, entre mestres, que o mestre Borges assume a responsabilidade de orientar a equipe na finalização de peças, aplicação de retículas e outros pontos (e nós) das artes gráficas.

  • DM9: Borges na equipe da primeira Agência do Ano/Brasil fora do eixo Rio-São Paulo.


  • Depois da inédita (e bem-sucedida) experiência na Bigraf, Borges é convidado a retomar seu curso natural, nas agências. Passa pela NR&J Assessores de Marketing & Propaganda e, em 1977, ingressa na DM9, que imporia um novo padrão criativo à propaganda baiana, sendo a primeira fora do eixo Rio-São Paulo a ser eleita Agência do Ano no Prêmio Colunistas Brasil. Nos premiados anos da DM9, Borges atua ao lado de grandes profissionais de criação, como Duda Mendonça, José Armando Nogueira, Luiz Gonzaga, Clício Barroso, Arthur De Negri e Hugo Zanzi.

  • A movimentada década de 1980.


  • Depois dos três anos na DM9, Borges passa a receber sucessivos convites das agências baianas. Trabalha na Teixeira de Freitas. Ajuda a estruturar a filial de Salvador da maior agência cearense à época, a Scala, onde permanece como diretor de arte por dois anos. Depois, Barude Propaganda, JBA, Consultoria e Almeida Badaró. Em meio a isso, é homenageado no calendário Bigraf de 1981, junto com os melhores diretores de arte/artistas da Bahia, calendário no qual é reproduzido o seu óleo sobre tela “Euá”.

    Idéia 3 sucede DM9 no arrojo criativo. E é lá onde vamos encontrar Borges.

    Depois de passagens por MC7 e Almeida Badaró, em 1991 Borges é convidado a integrar a equipe da Idéia 3, agência jovem e criativamente inquieta que viria a estabelecer um novo divisor de águas na propaganda baiana. Lá, Borges cria o premiado outdoor do Ballet Rozana Abubakir, dentre outras peças de destaque.

    André Guimarães, uma logomarca de estrutura moderna.

    Na Promarc, onde trabalhou de 1993 a 1995, Borges cria uma logomarca que hoje é exibida ostensiva e orgulhosamente em tapumes e fachadas ao longo da cidade, especialmente na Avenida Tancredo Neves. Trata-se da logomarca da André Guimarães Imóveis, com linhas que se projetam verticalmente, ao mesmo tempo sólidas e em movimento harmônico, demonstrando, mais uma vez, a clara preocupação profissional em criar identidade corporativa de estrutura moderna, coerente em sua concepção, clássica em seus traços e, principalmente, com a capacidade de desafiar o tempo, do mesmo modo que o seu criador.

  • O artista na paralela.


  • Acredite que, paralelamente à agitada vida de publicitário, Borges ainda encontra tempo, espaço e uma prodigiosa paciência para apresentar o seu talento de artista plástico em diversas exposições, coletivas ou individuais, como no Museu de Arte Sacra da Bahia, na Galeria 13 (Pelourinho) e no foyer do Teatro Castro Alves, dentre outras.


    Borges (Antonio Borges do Nascimento).