expoart
colunistas >> 
Teatro baiano >> 
  Henrique Wagner
Literatura & Cinema >> 
Artes Plásticas >> 
Obs: A Expoart apenas publica artigos enviados por seus usuários e colunistas.
O conteúdo dos artigos e as opiniões emitidas pelos seus autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Artigos >> 
[Listar todos os Artigos] [Comentar e Ler Comentários]

Seminário Sobre Arte Contemporânea



Título: Arte Contemporânea - antecedentes históricos e a arte de hoje
Responsável: Risoleta Córdula
Data: 31/05/2003
Local: Liceu de Artes e Ofícios
Nº Vagas: 30
Valor: R$ 50,00
Informações: Tel. (71) 9972 7474 Fax (71) 351 6109 e-mail: adm@expoart.com.br
Apoio:

Liceu de Artes e Oficios da Bahia & Museu de Arte Moderna - MAM Ba


Justificativa:

A Arte Contemporânea, questionada e surpreendente, exige ser mais do que vista e admirada, ser compreendida. As respostas a tão discutido assunto repousam sobre inúmeros indicadores históricos e qualitativos dos quais, mesmo os mais ferrenhos defensores desta dita arte "ousada" também conhecida como "não arte', não podem se afastar para sua verdadeira compreensão".

A proposta deste seminário sobre os antecedentes históricos e a fase atual da arte Contemporânea é, através de linguagem coloquial ao alcance de todas as pessoas que se interessam sobre o assunto, desmistificar e tornar acessível os meandros desta tão controvertida Arte.

Com alguns anos de experiência assistindo e participando de eventos do gênero em vários países - Bienais de São Paulo, Veneza, Lyon, Manifesta (Luxemburgo e Frankfurt), de Feiras de Arte anuais como a FIAC (Paris), Art Basel (Basiléia), Colônia (Alemanha), ARCO (Madri) e da Documenta (de 4 em 4 anos, em Kassel), de congressos internacionais promovidos pe Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-FRANCE) da qual sou membro, em Pequim, Moscou, Dubrovinik, Paris e Londres, assisitindo a seminários, cursos e mesas redondas na fundação Cartier de Arte Contemporânea, Escola do Louvre e Centro de Arte Contemporanea Georges Pompidou (Paris), percebo que a Arte Contemporânea domina cada vez mais espaço no mundo atual, porem, ela não é compreendida nem mesmo decodificada.

Embora não seja defensora desta maneira de Expressão de arte, necessito entende-la para melhor defender outras formas, igualmente atuais, de pesquisa e de expressão artística.


Resumo do Seminário:

Discutir a Arte Contemporânea a partir de seus antecedentes históricos e analisar sua produção de hoje, numa visão internacional. Será utilizada linguagem coloquial de fácil compreensão a todos os interessados, objetivando a desmistificação desta Arte.


Metodologia:

Seminário de 08 horas desenvolvidas em um dia, com pausas para café e almoço, através de palestras, testemunhos e análise de casos. Projeção de slides e/ou outro instrumento áudio-visual. Resumo em CD-Rom.


Desenvolvimento do Seminário:

9:00h - Apresentação dos alunos e da coordenadora do seminário
10:00h - Marcos Históricos
11:00h - Pausa para o Café
11:30h - Marcos Históticos (continuação)
13:00h - Almoço (não incluso)
14:00h - Arte de Hoje
15:30h - Pausa para café
16:00h - Análise dos Eventos Internacionais
17:30h - Depoimento de um artista da cidade
18:00h - Avaliação e entrega do certificado


Pré Programa:

01. Marcos Históricos - Kandisnski, o significado da obra de arte e a abstração no terceiro milênio; Marcel Duchamp, geometria e "ready-made"; Novo Realismo, a "Escola de Nice" e o movimento "support-surface" de Pierre Restany; a "Escola Americana" e J. Pollock; Arte Conceitual de Joseph Beuys; Instalação, perfomance e meio ambiente; "Body Art": de Duchamp a Orlan, de Adèle e Eva a Pierre et Gilles;
02. Análise dos Eventos internacionais dedicados ao assunto: Bienais, Feiras Internacionais de Arte e Documenta etc;
03. Análise de uma obra de arte e do trabalho de um artista performático. (obra de Caetano Dias)

Arte Contemporânea

Antecedentes Históricos e fase atual


Risoleta Córdula:

Crítica de Arte da Associação Internacional de Críticos de Arte - AICA-FRANCE. Experiência assistindo e participando de eventos ligados à Arte Contemporânea em vários países, tais como: Bienais de São Paulo, Veneza, Lyon, Manifesta (Luxemburgo e Frankfurt), de Feiras de Arte anuais como a FIAC (Paris), Art Basel (Basiléia), Colônia (Alemanha), ARCO (Madri) e da Documenta (de 4 em 4 anos, em Kassel - Alemanha). Também participou de congressos internacionais promovidos pela Associação Internacional de Críticos de Arte em Pequim, Moscou, Dubrovinik, Paris e Londres, assim como seminários, cursos e mesas redondas na fundação Cartier de Arte Contemporânea, Escola do Louvre, Galeria Nacional "Jeu de Paume" e Centro de Arte Contemporânea George Pompidou (Beaubourg) em Paris.



Para comentar, você deve utilizar sua conta do Facebook, Hotmail, Yahoo ou AOL.

10/01/2007 02:34:52 - Seminário Sobre Arte Contemporânea
Risoleta Córdula, é um prazer ver o conteúdo o qual aborda como seminário. Eu como estudante de artes pela UFJF/MG também venho a compreender a Arte de hj, que tornou-se complexa. Muito interessante o que aborda. Por fim, realizado há mais 4 anos, gostaria de saber como foi caminhado o projeto do seminário e se o mesmo espandiu para fgora da BA.
Postado por: Letícia Amorim dos Santos
©2001 Expoart Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.